Script Macromedia Flash
 
Topo 1

 
 
É com muita satisfação que o Grupo de Trabalho de Cuidados Continuados e Paliativos anuncia que foi pela primeira vez atribuída pela Ordem dos Médicos a Competência em Medicina Paliativa a um profissional da área da Pediatria.
 
Trata-se da Dr.ª Cândida Cancelinha, coordenadora da Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos do Hospital Pediátrico - Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (EIHSCPP do HP-CHUC).
 
No processo de obtenção do treino necessário, a Dr.ª Cândida realizou estágios em Cuidados Paliativos Pediátricos e em Cuidados Paliativos em cinco centros hospitalares (Madrid, Londres, Boston, Toronto e Bragança).
 
É assim reconhecida a idoneidade em Medicina Paliativa da EIHSCPP do HP-CHUC, constituindo uma evolução na oferta formativa em Cuidados Paliativos Pediátricos em Portugal, nomeadamente nos cada vez mais procurados estágios de internos de Pediatria.
 
O Grupo felicita a Dr.ª Cândida e a equipa que coordena.

02/11/2020

Carta Europeia de Cuidados Paliativos Para Crianças e Jovens (PDF, 419 KB)
International Standards for Pediatric Palliative Care: From IMPaCCT to GO-PPaCS  (PDF, 412 KB)

Manual de Fisioterapia Neurofuncional em Cuidados Paliativos Pediátricos (PDF, 26369KB)

Os Cuidados Paliativos Pediátricos estão a progredir no mundo lusófono! (PDF, 3073KB)

Manifesto Madrid 2020   (PDF, 173KB)

Psychological and Spiritual Impact of COVID-19 on Children wtih Palliative Care Needs  (PDF, 321KB)
Symptom Control at the End of Life in Children with COVID-19 Infection   (PDF, 355KB)
The Social Impact of COVID-19 on Children with Palliative Care Needs and their Families  (PDF, 318KB)
Caring for Children Underlying Serious Health Conditions during COVID-19 Pandemic  (PDF, 318KB)
COVID-19 and Paediatric Palliative, End of Life and Bereavement Care (PDF, 974KB)
My Hero is You, Storybook for Children on COVID-19 (Português)  (PDF, 4506KB)

No passado dia 31 de maio, a Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto recebeu o 3rd National Seminar on Palliative Care - Ethics, Pratice and Education

O programa contou com a participação de Mariella Enoc, a Presidente do Hospital Pediátrico Bambino Gesù (Roma) que apresentou o Charter of the Rights of the Incurable Child, traduzido para as línguas espanhola e portuguesa. Esta tradução - Carta dos Direitos da Criança Incurável - teve o apoio da Associação Portuguesa de Bioética e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Para aceder ao documento, CLIQUE AQUI 
 
24/06/2019
Sugestões de contactos para estágios de Cuidados Paliativos Pediátricos na Europa 79KB Mapa atualizado de provisão de CPP a nível mundial CLIQUE AQUI Integrating palliative care and symptom relief into paediatrics: a WHO guide for health care planners, implementers and managers CLIQUE AQUI Portaria 66/2018 RNCP EIHSCP-P   Relatório Atividades 2018 234KB Carta dos Direitos da Criança em Fim de Vida   Carta das Religiões Mundiais para os Cuidados Paliativos Pediátricos 279KB  Brochura CPP
Informação para cuidadores Relatório do Grupo de Trabalho do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde 2014 (10049KB)

Relatório da Reunião “Cuidados Paliativos Pediátricos: uma reflexão. Que futuro em Portugal?“ - Junho 2013 (2332Kb)