Script Macromedia Flash
 
Topo 1
BREVE HISTÓRIA DA REUMATOLOGIA PEDIÁTRICA 
 
 
A Reumatologia Pediátrica é uma subespecialidade da Pediatria e da Reumatologia que trata as doenças reumáticas juvenis. A abordagem é multidisciplinar, sendo frequente a articulação com outras especialidades: Ortopedia, Oftalmologia, Fisiatria, Dermatologia, Nutrição, Psicologia e Reumatologia de adultos (durante a fase de transição).
A 1ª Consulta de Reumatologia Pediátrica do país surgiu em novembro de 1976 no Hospital de São João e era coordenada por um reumatologista (Prof. Dr. António Augusto Lopes Vaz, Diretor do Serviço de Reumatologia) e por uma pediatra (Dra. Maria José Vieira). Entretanto, foram surgindo várias consultas de Reumatologia Pediátrica no país, com particular ênfase no Porto, Coimbra e Lisboa.
A Secção de Reumatologia Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Pediatria foi criada em Aveiro, em outubro de 2006, tendo tido como 1ª Presidente a Dra. Maria José Vieira. A 1ª Reunião de Casos Clínicos da Secção de Reumatologia Pediátrica realizou-se também em Aveiro, em maio 2007. 
E, 12 anos após, em 14 de dezembro de 2018, foi homologada pela Ordem dos Médicos a criação da subespecialidade de Reumatologia Pediátrica, transversal a ambas as especialidades – Pediatria e Reumatologia.
 
 
A Secção de Reumatologia Pediátrica da SPP (Acta Pediatr Port 2006 37-6 XCIII) (PDF, 1038KB)