Script Macromedia Flash
 
Topo 1

A Cardiologia Pediátrica abrange as áreas assistencial, investigação e ensino, do foro cardiovascular, em idades pediátricas. É uma especialidade pediátrica porque a Pediatria é a Medicina integral do período evolutivo da exixtência humana que vai desde a concepção até ao final da adolêscencia.

A criação da Secção de Cardiologia Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Pediatria foi aprovada durante a Assembleia Geral Extraordinária desta última, realizada em Lisboa a 18 de dezembro de 1980, por solicitação dos seguintes nove sócios efectivos da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) que exerciam a especialidade de Cardiologia Pediátrica como actividade exclusiva ou dominante há pelo menoss dois anos: Alberto agualusa, António Sá e Melo, Fernanda Sampayo, Fernando maymone Martins, José Carlos Areias, Manuela Lima, Maria Beatriz Aguilar, maria Margarida Telo e Sashicanta Kaku.

Em 6 de Março de 1982 os sócios da Secção de cardiologia Pediátrica da SPP aprovaram o regulamento da Secção e nomearam por consenso a primeira Direcção que ficou assim constituída:

Dr.ª Fernanda Sampayo - 1ª Presidente da Secção

Presidente - Fernanda Sampayo (Lisboa)

Secretário-Geral - José Carlos Areias (Porto)

Secretário-Adjunto - António Sá e Melo (Coimbra)

Tesoureiro - Fernando Maymone Martins (Lisboa).

 Os Mandatos inicialmente de dois anos passaram a ter a duração de três anos para concordância com as alterações estatutárias da SPP verificadas em 1985.

A presidência da Secção de Cardiologia Pediátrica da SPP foi sucessivamente exercida por:

  • José Carlos Areias (1984);
  • António Sá e Melo ( 1986);
  • Fernando Maymone Martins (1989);
  • Sashicanta Kaku (1992);
  • Eduardo Dias da Silva (1995);
  • Lúcia Ribeiro (1998);
  • Fátima Pinto (2001).

O logotipo da Secção de Cardiologia Pediátrica (fig.2) foi adoptado desde 1986 por amável cedência da firma Ciba-Geigy Portuguesa que o mandara elaborar para as II Jornadas de cardiologia Pediátrica realizadas em 1979 em Lisboa.

Logotipo da Secção de Cardiologia Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Pediatria

Logo Secção Cardiologia SPP

A Secção de Cardiologia Pediátrica da SPP conta actualmente com 34 sócios efectivos encontrando-se 11 na Região Norte, distribuídos por dois Centros: Hospital de S. João e Hospital Pediátrico Maria Pia ; 5 na Região Centro, distribuídos por dois Centros: Hospital da Universidade de Coimbra e Hospital Pediátrico de Coimbra; 17 na Região Sul, distribuídos por quatro Centros: Hospital de Santa Marta, Hospital Santa Cruz, Hospital de Santa Maria e Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa e 1 na Madeira, no Centro Hospitalar do Funchal.

A Secção de Cardiologia Pediátrica da SPP tem como principal objectivo estimular o aprofundamento e a divulgação científica dos conhecimentos relativos à Cardiologia Pediátrica e o aperfeiçoamento da sua prática (Estatutos da Secção de cardiologia Pediátrica - Artigo 2º).

Para este efeito propõe-se promover a realização de reuniões ou outras acções visando o cumprimento dos seus objectivos. Desta forma compromete-se à realização de pelo menos duas reuniões científicas anuais, integradas ou não em iniciativas conjuntas com outras organizações (Estatutos da Secção de cardiologia Pediátrica - Artigo 7º - alínea b).

Fernada Sampayo, Fátima Pinto