Script Macromedia Flash
 
Topo 1

BREVE HISTÓRIA DA SOCIEDADE DE ENDOCRINOLOGIA E DIABETOLOGIA PEDIÁTRICA – SEDP-SPP

A Endocrinologia Pediátrica nasceu e evoluiu como subespecialidade a partir das investigações bioquímicas, metabólicas e clínicas, de alguns investigadores norte-americanos, sediados em diferentes centros universitários, nas primeiras décadas do século XX. Desde então, o rápido desenvolvimento científico e tecnológico, os progressos nas técnicas de doseamento hormonal e a crescente pressão para o tratamento diferenciado das crianças e adolescentes com doenças endócrinas, levou á criação de programas de treino específicos para pediatras.

Esta tendência de diferenciação dentro da Pediatria ocorreu também na Europa, levando a que, em 1962, o Professor Andrea Prader (Genebra) convidasse um grupo de 26 Pediatras com especial interesse em Endocrinologia Pediátrica, para uma primeira reunião científica que viria a ser o embrião para a fundação da European Society for Pediatric Endocrinology (ESPE) e que ocorreu em 1965, na cidade de Copenhaga. Nos Estados Unidos da América, apesar de existirem já anteriormente programas de formação em Endocrinologia Pediátrica e Centros Universitários com elevada diferenciação nesta área, só em 1971 foi criada a atual “The Lawson Wilkins Pediatric Endocrinology Society” (LWPES).

Em Portugal, a necessidade do tratamento diferenciado das crianças com patologias endócrinas e metabólicas, acompanhando a grande evolução e tendência de diferenciação da Pediatria Europeia em subespecialidades, só se veio a sentir mais tarde. Assim, no final dos anos 80, e apesar dos constrangimentos resultantes da organização dos nossos serviços hospitalares, dos regulamentos do internato e das carreiras médicas, foi aprovada em assembleia geral da Sociedade Portuguesa de Pediatria, realizada em 21 de abril de 1989, a criação da “Secção de Endocrinologia Pediátrica da SPP “. Foi eleito como Presidente o Professor Doutor Amílcar Mota do Hospital de D. Estefânia, pioneiro e grande impulsionador da nossa subespecialidade.

A partir de então, a Secção de Endocrinologia Pediátrica da SPP, com oito membros fundadores, desenvolveu uma contínua atividade, promovendo a formação de novos membros, incentivando a criação de outros núcleos nos serviços de Pediatria e fomentando a investigação e divulgação científica, organizando reuniões anuais e participando em congressos internacionais.

Em assembleia geral da SPP realizada em 12 de outubro de 2012 foi aprovada a constituição da “Sociedade de Endocrinologia e Diabetes Pediátrica (SEDP) da SPP, tendo sido eleito como Presidente o Professor Doutor Manuel Fontoura.

A SEDP-SPP, atualmente com cerca de 80 sócios, mantem a sua atividade com grande empenho e determinação, incentivando a criação de equipas de Endocrinologia Pediátrica em centros hospitalares com serviços de pediatria diferenciados e promovendo a formação cada vez mais qualificada de pediatras endocrinologistas.

Em 2017, sob a presidência da Professora Doutora Catarina Limbert foram criados os grupos de trabalho nacionais em várias áreas da endocrinologia e diabetes, com o objetivo de harmonizar práticas, discutir temáticas e desenvolver trabalhos científicos de relevo nacional e internacional, bem como disponibilizar o resultado do seu trabalho sob a forma de protocolos de atuação.

Igualmente em 2017, a SEDP-SPP participa na 1ª edição da Pedipedia, enciclopédia online sobre temas pediátricos em língua portuguesa.

 No mesmo ano é também criada a plataforma digital para o Registo Nacional das Crianças com Puberdade Precoce Central. 

Em 2022 a Sociedade organiza o 1º Campo de férias Nacional para jovens com Diabetes tipo 1 que vinha sendo adiado desde 2020, devido à situação da pandemia COVID-19. Esta iniciativa pioneira no nosso País e que já se repetiu em 2023, juntou jovens com DM1 seguidos em Consultas de Diabetes pediátrica de todo o país e as suas equipas de profissionais de saúde, constituindo um tempo privilegiado de convívio, aprendizagem, reflexão e motivação, com a finalidade de melhorar a gestão e aceitação da Diabetes no seu dia a dia.

A SEDP-SPP organiza uma reunião de grupos de trabalho e uma reunião científica anual, com a participação de palestrantes de renome nacional e internacional.

O esforço desenvolvido por todos nós ao longo de mais de 40 anos, com um espírito de missão, união, e salutar colaboração entre todos os membros e com um espírito de amizade que ultrapassa o simples compromisso profissional, culmina com o recente reconhecimento, mais do que merecido, da subespecialidade de Endocrinologia Pediátrica pela Ordem dos Médicos, como certificação da nossa identidade e competência.

SEDP – 2023

(texto elaborado com a inestimável colaboração do Professor Manuel Fontoura e da Professora Catarina Limbert)

 

Presidentes da Secção de Endocrinologia Pediátrica da SPP (até 2012):

Amílcar Mota; Jorge Marques; Isaura Santos

Presidentes da Sociedade Endocrinologia e Diabetes Pediátrica (a partir de 2012):

Manuel Fontoura, Guilhermina Fonseca, Marcelo da Fonseca; Catarina Limbert; Maria de Lurdes Sampaio