Script Macromedia Flash
 
Topo 1
Topo 2

RELATÓRIO DO GRUPO DE TRABALHO DE CUIDADOS PALIATIVOS PEDIÁTRICOS

Cuidados_Paliativos_Pediatricos

A 22 de setembro de 2015 foi tornado público o relatório produzido pelo Grupo de Trabalho de Cuidados Paliativos Pediátricos constituído pelo Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde (SEAMS) entre 24 de junho e 31 de dezembro de 2014.

O relatório, um extenso documento gerido pela coordenadora do Grupo de Trabalho de Cuidados Continuados e Paliativos da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), Drª Ana Lacerda, está dividido em 3 partes: Introdução (revisão de conceitos e experiências internacionais); Enquadramento Nacional e Recomendações.

Nestas enquadra-se um modelo de governação assente em 4 pilares: formação e treino de todos os profissionais envolvidos em cuidados pediátricos; 
promoção da prestação de cuidados domiciliários; 
reorganização / reorientação das instalações pediátricas já existentes (uma alternativa mais sustentável e apropriada, em termos financeiros e de recursos humanos, do que a implementação de hospícios pediátricos isolados); 
articulação eficaz entre todos os prestadores de cuidados de saúde, rentabilizando os 
recursos humanos existentes.

No despacho interno do Ministério da Saúde que acompanha a publicação do relatório no Portal da Saúde, o SEAMS teceu as seguintes considerações:

  1. Visto com grande interesse, devendo ser realçada a qualidade do trabalho;
  2. O Grupo de Trabalho deve ser louvado pelo trabalho publicado;
  3. As recomendações e o cronograma devem ser implementados logo após o início de funções do próximo Governo de forma a estar concluído em 2016. Relevo as propostas do previsto no 1.º parágrafo da página 119, com especial destaque para o enfoque em intervenção domiciliárias e na formação;
  4. Dever-se-á começar imediatamente, onde os recursos formados já estejam disponíveis, a implementar intervenção no domicilio, de âmbito paliativo, sendo que as instituições que devem, desde já, começar a expandir as respostas são: Hospital de S. João no Porto (CHSJ), Centro Hospitalar do Porto, Hospital Pediátrico de Coimbra (CHUC), Hospital de D. Estefânia (CHLC), Hospital de Santa Maria (CHLN) e os Centros de Lisboa e Porto do Instituto Português de Oncologia.

Consulte a área de Publicações e Recomendações do Grupo de Trabalho de Cuidados Continuados e Paliativos da SPP, onde estão disponíveis a Brochura dos Cuidados Paliativos Pediátricos e o Relatório do Grupo de Trabalho do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde 2014.

Consulte as Notícias:

 

Dr.ª Ana Lacerda,
Coordenadora do Grupo de Trabalho de
Cuidados Continuados e Paliativos

 

24 de novembro de 2015