Script Macromedia Flash
 
Topo 1
Topo 2

10º Congresso Nacional de Pediatria

Troia, 15 a 17 de Outubro 2009

Balanço do X Congresso Nacional 15 a 17 de Outubro, Tróia, 2009

Em 2008 deu-se início à realização anual do Congresso de Pediatria promovido pela SPP com o objectivo de reunir os profissionais que se dedicam à criança em Portugal e permitir troca de experiências e impressões entre si e com os convidados estrangeiros de referência em áreas específicas.

Para o Congresso de 2009 o local escolhido foi Tróia. O Centro de Congressos e a envolvente, pareceram-nos convidativas para uma estadia tranquila facilitadora do convívio científico.

Foi um Congresso temático, em que as áreas abordadas foram a Comunicação, a Imagem e a Prevenção. Estes temas distribuíram-se por 4 sessões plenárias e 15 Mesas redondas. Existiram 64 palestrantes nacionais e 5 estrangeiros.
Introduzimos 7 Meet the Professor nas áreas de Neurologia, Dermatologia, Broncologia, Radiologia, Reumatologia e 3 Workshops em Hemato-oncologia, radiologia e uro-nefrologia. Contámos com a presença de ilustres colegas que dinamizaram estas sessões e partilharam com a audiência muito do seu saber.
Este ano as Secções mais envolvidas foram : Cuidados Intensivos, Endocrinologia, Gastrenterologia e Nutrição, Hematologia/Oncologia, Imunoalergologia, Nefrologia, Neonatologia, Pneumologia e Reumatologia

Foram apreciados 510 trabalhos, dos quais 94 % foram aceites: 56 Comunicações Orais, 135 Posters com apresentação em sala e 304 Posters com discussão no local. A avaliação foi efectuada por júri nacional da responsabilidade conjunta da Direcção SPP e das secções.

Todos os trabalhos foram sujeitos a discussão pública, publicados num nº especial da Acta Pediátrica e disponibilizados on-line no site do Congresso e no site da SPP. Estes trabalhos dividiram-se pelas seguintes áreas: Cardiologia Pediátrica: 22; Cuidados Intensivos: 20; Desenvolvimento: 19; Doenças Metabólicas: 1; Educação e Ética: 2; Endocrinologia: 24; Gastrenterologia e Nutrição: 37; Hematologia: 18; Imunoalergologia: 1; Infecciologia: 69; Medicina do Adolescente: 18; Nefrologia: 41; Neonatologia: 18; Oncologia: 17; Pediatria Ambulatória: 46; Pediatria Social: 3; Pneumologia: 36 e Reumatologia: 12

Participação da Indústria Farmacêutica e Técnica e Associações/Livreiros: 48 expositores.

Foram realizados 4 Cursos Pós-Congresso: Ventilação; Cateteres e Suturas; Operacionalidade e Documentação Fotográfica e Desenho e Planificação de Trabalhos de Investigação. Em parceria com Grupo de Reanimação Pediátrica houve apoio à realização de “Curso Europeu de Suporte de Vida Pediátrico”, nos 2 dias anteriores ao Congresso.

Concretizou-se uma Assembleia Geral de Pediatria com apresentação das actividades da Sociedade e das Secções / Sociedades Pediátricas nacionais e Acta Pediátrica.

No âmbito da responsabilidade social da SPP, fizeram-se representar 4 instituições/associações.

Registaram-se 1169 inscrições, 840 profissionais de saúde.

Também a indústria farmacêutica marcou presença com 44 laboratórios.

Foram atribuídos prémios aos melhores trabalhos e ainda bolsas em contexto de parceria entre a SPP e a Indústria Farmacêutica.

Aguardamos as vossas impressões e sugestões em: http://www.muris.pt/10Congresso/pediatria12.htm 

Mais notícias do 10º Congressso:

 

Suplemento I da APP n.º 40, Volume 5 - Resumos, Comunicações Orais, Posters do 10º Congresso Nacional de Pediatria (2,45Mb)

 

Balanço das Actividades das Secções - SPP


Mais informações sobre o 10º Congresso aqui e no Site Oficial.

O XI Congresso Nacional de Pediatria vai ocorrer no Funchal de 06 a 08 de Outubro. Os temas serão Ensino, Investigação e Formação em Pediatria; Urgências em Pediatria e Pediatria na Comunidade.