Organização: Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP)
Objetivos: Conhecer a filosofia, princípios e objectivos dos cuidados paliativos em Pediatria. Adquirir conhecimentos, capacidades e atitudes básicas para uma abordagem integral destas crianças e suas famílias.
Destinatários: Profissionais de saúde que trabalham com crianças (0-17 anos) com doenças crónicas complexas, potencialmente fatais ou limitadoras da esperança de vida.
Enquadramento:
- Os cuidados paliativos pediátricos são “cuidados holísticos e proactivos para crianças e adolescentes que não vão melhorar da sua doença”. Constituem-se como uma intervenção técnica humanizada e global no cuidado da criança com doença crónica complexa e da sua família.
- Com base no mais recente estudo de prevalência (32 por 10 000 crianças dos 0-19 anos em Inglaterra) pode estimar-se que em Portugal residam cerca de 6000 crianças dos 0-17 anos a necessitar deste tipo de cuidados. Dada a inexistência de uma rede pediátrica estruturada de cuidados continuados e/ou paliativos e a escassez dos números, aliada à dispersão geográfica, torna-se fundamental formar e treinar não só os profissionais da área pediátrica mas também aqueles que exercem as suas funções na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e na futura Rede Nacional de Cuidados Paliativos.
- A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos preocupada com a dignidade do ser humano e com a excelência nos cuidados de saúde, organiza este curso, visando contribuir para uma formação científica rigorosa e de qualidade.
Comunicações livres/Posters: Não