Script Macromedia Flash
 
Topo 1
Topo 2

25º Aniversário

aniversário do IAC

O IAC comemora 25 anos de existência.

"O Instituto de Apoio à Criança, Instituição Particular de Solidariedade Social, foi criado em 14 de Março de 1983, por um grupo de pessoas de diferentes áreas profissionais – médicos, magistrados, professores, psicólogos, juristas, sociólogos, técnicos de serviço social, educadores...
...tem por objectivo principal contribuir para o desenvolvimento integral da Criança, na defesa e promoção dos seus direitos, sendo a criança encarada na sua globalidade (...)"
"O Sector da Humanização dos Serviços de Atendimento à Criança foi pela primeira vez mencionado no plano de actividades do IAC em 1989, com o objectivo de dinamizar núcleos de humanização nos vários hospitais do país onde fossem atendidas crianças." Seis anos depois o IAC publicava a versão portuguesa da Carta da Criança Hospitalizada.

Separata do Boletim do IAC Janeiro/Março 2008 (1124Kb)

Um dos sócios  fundadores do IAC foi o  Professor Doutor António Nuno Torrado da Silva, ilustre pediatra e grande defensor dos direitos da Criança. O seu contributo para a humanização dos Serviços de atendimento à criança em Portugal foi exemplar. Recordar o caminho até à publicação da Carta da Criança Hospitalizada é evocar o nome do Professor Torrado da Silva a quem prestamos a nossa homenagem.

a direcção da SPP

06-06-2008