Script Macromedia Flash
 
Topo 1
Topo 2

Dia Mundial da Prematuridade

Sociedade Portuguesa de Pediatria

O dia 17 de Novembro é o dia Mundial da prematuridade, alertando a comunidade para este problema de saúde pública.

A taxa  global de parto pré-termo (<37 semanas) é  de 11% a nível mundial, variando de 5% em países da  Europa a 18% em África.

 

Nascem anualmente 15 milhões de prematuros, ou seja 1 em cada 10 bebés nasce prematuro.
Em Portugal a prematuridade é de cerca de 8% e a prevalência de prematuros abaixo das 32 semanas de 1,2%. Os avanços tecnológicos aliados ao conhecimento científico têm permitido a sobrevivência de recém-nascidos de idades gestacionais cada vez mais  baixas, sendo a redução da morbilidade um dos objetivos major em neonatologia. A taxa de mortalidade neonatal  é de 1,8/1000 nados vivos o que coloca Portugal no 9º lugar entre 162 países, sendo o nosso país considerado um bom local para nascer e crescer.
A idade materna, tabagismo, abuso de drogas, restrição de crescimento fetal são fatores de risco para parto prematuro, fatores estes em que podemos e devemos  atuar.  
Hoje, em  todo o mundo, são relembrados  todos os bebés que nascem antes do tempo e efetuadas ações preventivas da prematuridade .
Uma vez que a cor da prematuridade é o roxo, em honra destes pequenos heróis e famílias o Castelo dos Mouros (Sintra) e o Cristo Rei vestem-se de roxo.
 
 
Secção de Neonatologia da Sociedade Portuguesa de Pediatria