Script Macromedia Flash
 
Topo 1
Topo 2

Informações GARD Portugal

Gard

A 4ª Assembleia Mundial do GARD (Global Alliance Against Chronic Respiratory Diseases), decorreu dias 12 e 13 de Junho de 2009, em Roma.

        Julho 2009

Informações GARD Portugal 

1-  A 12 e 13 de Junho passado, realizou-se a 4ª Assembleia Mundial do GARD, no Ministério da Saúde de Itália, em Roma. O encontro teve como principais objectivos uma reflexão sobre o papel das Doenças Respiratórias Crónicas no “WHO Action Plan for the Prevention and Control of Noncommunicable Diseases” (2008-2013); o papel do GARD a nível mundial e de cada país na articulação deste plano com as outras patologias envolvidas, oncológicas, cardiovasculares e diabetes, bem como a análise dos critérios de revisão da aceitação dos novos colaboradores do GARD Internacional. Foram convidados elementos da OMS-Geneve ligados ao ambiente e às estratégias antitabágicas que fizeram uma análise dos trabalhos que estão a ser elaborados e concretizados à escala planetária. Foi ainda anunciado a forma como irá decorrer no próximo ano, o ano do Pulmão, e as iniciativas que estão a ser preparadas nesse sentido.
Uma das tardes foi reservada à organização de workshops paralelos tendo o GARD Portugal sido convidado para apresentar o seu trabalho na secção “Partnerships”. Um resumo dessa apresentação junta-se em anexo. Aproveitamos para agradecer todos os apoios recebidos que nos permitiram valorizar a nossa exposição através de exemplos concretos de “partnerships”, nomeadamente às organizações que nos forneceram informações relevantes para a nossa apresentação: Direcção Geral da Saúde, Instituto Nacional de Saúde – Dr. Ricardo Jorge, Ordem dos Farmacêuticos, Observatório Nacional de Doenças Respiratórias, Associação Nacional de Farmácias, Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, Respira, Associação Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias, GOLD, GALEN e Chama Saúde. A próxima Assembleia Mundial realizar-se-á em Toronto em 2010 e terá como tema central as Doenças Respiratórias Crónicas nos Cuidados Primários.

2 – A partir de 8 de Junho passado, o site do GARD Portugal tem um link no portal da OMS e-Portuguese. Dada a importância deste portal para a disseminação das organizações e projectos ligados à saúde em língua portuguesa nele integrados, e sua enorme visibilidade, solicitamos mais uma vez a colaboração efectiva dos Membros Activos e Observadores na valorização do nosso site www.gardportugal.org

3 – A SPAIC no âmbito da sua Reunião Anual, a realizar no Centro de Congressos de Santa Eulália, tem a amabilidade de patrocinar um Simpósio GARD, que esperemos atinja os objectivos pretendidos. Em breve contamos divulgar o programa do mesmo.

4 – Ainda não é possível confirmar a data do workshop a realizar na DGS, dada a situação actual relacionada com a Gripe A e o envolvimento directo da DGS. Em breve esperamos dar informações mais detalhadas

Com os melhores cumprimentos,

J.E. Rosado Pinto
(GARD Portugal – Coordenador)