Topo 1

II Congresso Internacional do CADIn

Local: Centro de Congressos do Estoril

Dia: 24 de Março de 2011 a 27 de Março de 2011

Organização: CADIn - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil

 

Temática: "Neurodesenvolvimento: As peças do puzzle". Irão realizar-se 14 conferências principais e mais de 30 comunicações englobadas em painéis temáticos, bem como 15 workshops com a presença de vários especialistas internacionais e nacionais. Haverá ainda espaço para a apresentação de posters científicos. A participação neste congresso garante 2 créditos atribuídos pela APTCC - Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva.

 

Resumo: 
-Identificação Precoce do Autismo: Procedimentos de avaliação e de intervenção.
-Metodologias de intervenção nas Perturbações do espectro do autismo (ABA;  TEACCH; DIR – Floortime).
-Neuroimagem do cérebro em desenvolvimento da criança/adolescente e as Perturbações do Desenvolvimento.
-Capacidades especiais no espectro do autismo.
-A visão de um arquitecto sobre uma cidade imaginada por um autista.
-Disfunções alimentares nas Perturbações do Espectro do Autismo.
-Síndrome de Asperger no Feminino e no Adulto.
-Trissomia 21.
-Défices cognitivos: um plano de vida.
-Novas perspectivas e estratégias de intervenção no sono infantil - Método Estivill.
-Perturbação Bipolar na Infância e na Adolescência.
-Adaptações e estratégias de ensino na sala de aula para alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas.
-Perturbações Especificas da Linguagem (PEL), Dislexia e Perturbação do Processamento Auditivo.
-Avaliação e Intervenção em Crianças e Adultos com Perturbação Obsessivo Compulsiva.
-A utilidade da CIF em educação.
-Terapia da Fala: Aquisição fonológica – do berçário à entrada no 1º ciclo.
-Prevenção/intervenção precoces em perturbações do comportamento.
-Estratégias de intervenção e de comunicação com crianças traumatizadas.
-Diagnóstico Diferencial entre Perturbação Bipolar e Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção.
-Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção: Terapêutica Médica.
-Auto-Estima e auto-conceito em crianças e jovens com Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção.
-Estudo nacional sobre percepções e atitudes dos professores face à Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção - implicações na prática pedagógica e intervenção escolar.
-Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) no sexo feminino: do diagnóstico à intervenção.
-Comorbilidade e Diagnóstico Diferencial: perturbação da ansiedade e Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção.
-Orientação Escolar e Profissional.
-Perturbações de Oposição e Desafio: um nome, muitas coisas.
-Terapia Familiar e Comunitária.
-Pais, Mães, Ex-Maridos, Ex-Mulheres, Padrastos, Madrastas e outras confusões: A competência das crianças perante a confusão
-Desenvolvimento da sexualidade.
-Intervenção em situação de bullying no contexto escolar.
-Histórias de Vida e estratégias de comunicação/intervenção com crianças vítimas de maus-tratos.
-As perturbações do desenvolvimento e os media.
-Novas dependências: uso excessivo da internet.
-Humor e Educação (importância do humor no bem-estar psicológico).

 

 Programa provisório (486Kb)         Palestrantes (195Kb)

 

Data limite para envio de resumos de Posters: 05/03/2011 (consulte as normas em  www.cadin.net)

 

Secretariado: CADin; Horário secretariado: 11H00/15H00; Tef: 214 858 241 ou 91 254 04 12; E-mail: congressos@cadin.net

 

Site de Internet: www.cadin.net

D
S
T
Q
Q
S
S
 
1
2
3
4
5
6
7
8 9 10 11 12 13
14
15
16
17
18 19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Abril 2024