Script Macromedia Flash
 
Topo 1

Epidemiologia da infecção pelo Streptococcus do grupo B em crianças com menos de 3 meses
Definição de Caso
Crianças com idade igual ou inferior a 90 dias, com sinais clínicos e laboratoriais de infecção, nas quais tenha sido isolado SGB (Streptococcus agalactea) em qualquer local do organismo quer no sangue (hemocultura), liquor cefalorraquidiano (LCR), aspirado articular, líquido pleural, pulmão, aspirado traqueal, quer por métodos indirectos nomeadamente pesquisa de antigénios na urina ou sangue, exsudados periféricos, aspirado gástrico ou outros.
Fetos mortos de qualquer idade gestacional com isolamento de SGB em qualquer dos locais acima mencionados.
Investigadores
Dr.ª Maria Teresa Neto

Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Hospital de Dona Estefânia
Rua Jacinta Marto 1169-045 Lisboa
Tel: +351 213 126 613
Fax:+351 213 126 602
teresaneto@netcabo.pt

Estudo em colaboração com a Direcção Geral de Saúde
Protocolo(184 KB)
Inquérito para impressão(266 KB)
Impresso para obtenção de consentimento paternal (deve ser guardado pelo médico notificador)(42 KB)
Notas
Ao contrário do estudo anterior, em que só interessavam as infecções comprovadas, neste novo estudo interessa notificar todos os RN ou lactentes infectados em que o SGB foi isolado em algum local do organismo, mesmo tendo hemocultura negativa. Admitimos que apesar de serem infecções em que o agente presumível é o SGB este estudo nos dê duas informações major: a verdadeira extensão da infecção em Portugal e a evolução das infecções precoces na era da profilaxia.
Perante dúvidas na notificação de um caso, designadamente em relação à sua definição, pede-se ao médico notificador que contacte o respectivo grupo de investigadores.
No caso de vários médicos observarem o mesmo caso, este deve ser notificado por cada um deles. Na fase seguinte de resposta a um breve inquérito, as eventuais duplicações serão identificadas e eliminadas.No caso de, durante o mês em questão, o médico não ter observado nenhum caso das entidades sob vigilância, é muito importante que devolva o “Cartão de Notificação“ assinalando no local “Nada a notificar“.