Script Macromedia Flash
 
Topo 1
Topo 2

Campanha Nacional de Sensibilização para o Retinoblastoma

É fundamental a sensibilização dos profissionais de saúde dedicados à saúde infantil para a importância do diagnóstico atempado do Retinoblastoma através da pesquisa do Reflexo Vermelho Ocular, uma técnica de fácil execução, que será incluída nos itens a avaliar no BSIJ e no PNSIJ em todas as consultas de saúde infantil desde o nascimento até aos 5 anos de idade.

A Campanha Nacional de Sensibilização para o Retinoblastoma conta com a colaboração da Direção Geral de Saúde - Programa Nacional de Doenças Oncológicas e da ACREDITAR (Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro).

O Retinoblastoma é o tumor ocular maligno mais comum em idade pediátrica. Desde 2015 o tratamento de todas as crianças Portuguesas com esta patologia é realizado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Centro de Referência Nacional. Cerca de 90% dos casos são diagnosticado antes dos 5 anos de idade e as principais formas de apresentação clínica são a leucocória - pupila branca - (60%) e o estrabismo (20%). Além disso, nas fotografias tiradas com flash pode ser mais evidente a leucocória ou estar ausente o típico «olho vermelho» no(s) olho(s) afetados. Pode ser bilateral em 25% dos casos e em 40% existe uma mutação genética somática associada que leva a aumento do risco de outras neoplasias.

O fato de ser uma patologia rara e não existirem outros sinais ou sintomas nestas crianças aparentemente saudáveis, o diagnóstico tardio e a necessidade de enucleação com perda da visão ainda é uma realidade frequente (80%).

Apoie a campanha, partilhe o cartaz

Centro de referência em Onco-Oftalmologia
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra