Script Macromedia Flash
 
Topo 1
Topo 2

Listeriose: informar para prevenir

A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa tem em curso vários projectos de investigação na área de Segurança Alimentar. Colabore!

A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa tem em curso vários projectos de investigação na área de Segurança Alimentar.

O projecto «Listeriose: informar para prevenir», tem como principais objectivos:

  • Sensibilizar os profissionais de saúde para a necessidade de informação, prevenção, diagnóstico e registo de casos de listeriose de forma a que, por um lado seja reduzida a sua incidência e, por outro, sejam gerados dados sobre a doença em Portugal que permitam decidir quanto às medidas de controlo a implementar;
  • Sensibilizar os profissionais de saúde que lidam com indivíduos de risco (grávidas, idosos, crianças e imunodeprimidos) para a necessidade de informação sobre a forma de prevenir a listeriose.
  • Preparar materiais de apoio para a sensibilização e informação dos consumidores, particularmente para indivíduos pertencentes a grupos de risco (grávidas, idosos, crianças e imunodeprimidos), sobre Listeria monocytogenes e listeriose. A Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa disponibilizou dois questionários on-line, um para ser preenchidos por profissionais de saúde e o outro por grávidas e parturientes até 3 meses após o parto . Pretende-se promover a recolha sistemática de informações que permitam avaliar o grau de sensibilização de profissionais de saúde em relação à listeriose e o grau de conhecimentos das grávidas sobre segurança alimentar.

Inquérito para profissionais

Inquérito para grávidas e parturientes

Ler artigo: «Listeriosis in Portugal: an existing but under reported infection»