Script Macromedia Flash
 
Topo 1
Topo 2

9º Congresso Nacional de Pediatria

15, 16, 17 e 18 de Outubro de 2008 - Alfândega, Porto

Em Outubro de 2009 encontrar-nos-emos  no 10º Congresso.     

Contamos consigo. Participe! 

 

 
 Envie  sugestões para webmaster@spp.pt
 

12-12-08

O 9º Congresso Nacional de pediatria decorreu de 15 a 18 de Outubro de 2008, no Porto. Este acontecimento marcou o início da realização anual do Congresso Nacional de Pediatria promovido pela Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP). A Direcção da SPP decidiu por esta periodicidade na convicção de que permitirá uma reunião mais assídua e representativa dos profissionais que se dedicam à criança. São objectivos prioritários proporcionar um bom ambiente de trabalho, confortável e informal, que facilite o debate científico, dentro e fora das salas, a troca de experiências e impressões com convidados de referência, a criação de incentivos que dinamizem a produção científica pediátrica Nacional e a oportunidade de revelar periodicamente a actividade desenvolvida pelos diversos componentes da SPP.

Para o 9º Congresso Nacional de Pediatria, o local escolhido foi a Alfândega no Porto que demonstrou ser um espaço adequado a todas as actividades. A organização, da responsabilidade da Muris/Geotur,  facilitou as actividades e promoveu agradáveis momentos de convívio.

Foi um Congresso temático, em que as áreas abordadas foram o Desporto, os Medicamentos e os Comportamentos. Estes temas distribuíram-se por 3 sessões plenárias e 13 Mesas redondas. Participaram 67 palestrantes nacionais e 6 estrangeiros.

Foi a oportunidade de celebrar o 70º aniversário da Acta Pediátrica Portuguesa e o 60º aniversário da Sociedade Portuguesa de Pediatria, numa sessão de efemérides a cargo do Professor Henrique Carmona da Mota que nos brindou com uma palestra repleta de memórias.

Realizaram-se quatro cursos pré-congresso e um Fórum de discussão do Pediatra para o século XXI. Concretizou-se uma Assembleia Geral de Pediatria com apresentação das actividades da SPP, das Secções / Sociedades Pediátricas a ela associadas, da Acta Pediátrica e da UVP. A realização da Assembleia Geral foi do agrado manifesto de muitos.

Estiveram mais envolvidas neste Congresso as Secções de Cardiologia Pediátrica, de Cuidados Intensivos, de Desenvolvimento, de Imunoalergologia, de Infecciologia(SIP), de Medicina do Adolescente e de Pediatria Ambulatória. Todas participaram nas sessões, na Assembleia Geral e na avaliação dos trabalhos.

No âmbito da responsabilidade social da SPP, fizeram-se representar quatro instituições/associações.

Registaram-se 1169 inscrições, sendo 749 de profissionais de saúde. Embora estes números sejam inferiores aos registados nos congressos anteriores, realizados em cada triénio, registou-se uma participação de congressistas que superou as expectativas.

Os trabalhos foram todos submetidos on-line. A ficha de submissão e as regras para apresentação de resumos foram revistas e actualizadas para este Congresso. Foram submetidos 390 trabalhos, dos quais 95,6% foram aceites. Estes trabalhos foram avaliados por um júri nacional da responsabilidade conjunta da Direcção SPP e das Secções. Destes trabalhos, 33 foram apresentados sob a forma de comunicação oral, 36 como posters com apresentação em sala e 304 como posters com discussão. Todos os trabalhos foram sujeitos a discussão pública, distribuídos a todos os congressistas sob a forma de CD, publicados num nº especial da Acta Pediátrica e disponibilizados on-line no site do Congresso e no site da SPP.

A Gala anual de internos foi incluída  no Congresso e contou com a participação entusiástica de muitos jovens internos. No âmbito do Programa Crescemos Consigo, para internos de Pediatria e promovido pela Wyeth, foram atribuídos 3 prémios aos melhores trabalhos nas áreas de Nutrição/ Infecciologia e Pediatria Geral. Atribuíram-se 3 bolsas de formação em Pediatria seleccionadas pela SPP e foram sorteados cursos de técnicas de apresentação e cursos on-line da Academia Americana de Pediatria. Foram ainda criados 2 prémios da SPP para a melhor comunicação oral e para o melhor poster, também patrocinados pela Wyeth. Foi ainda atribuído 1 prémio para o melhor trabalho na área das doenças metabólicas, patrocinado pela Biomarim.

A imprensa marcou presença e transmitiu durante este tempo a dinâmica da Pediatria Portuguesa.

Este Congresso pôde ser realizado graças à participação activa da Indústria Farmacêutica e Técnica que marcou presença com 44 expositores.


Ler mais:

Prémios atribuídos no 9º Congresso Nacional de Pediatria

Actividades das Secções apresentadas na Assembleia Geral da SPP

 

 

19-10-2008

O 9º Congresso Nacional de Pediatria está em  fase de balanço. A Direcção da SPP agradece a todos os que contribuiram para o sucesso deste evento, nomeadamente às Secções, a todos os palestrantes e moderadores, aos autores dos trabalhos, aos revisores, aos elementos do Júri dos prémios, à Muris, ao Secretariado da SPP, à Yupi e a todos os que colaboraram com o seu patrocínio.

Em breve publicaremos mais notícias do Congresso.

Para a construção do 10º Congresso, contamos consigo. Participe enviando sugestões para webmaster@spp.pt



Site oficial do Congresso:  

http://www.congressos.muris.pt/pediatria1.htm 



Programa Final:

 Programa    (1190KB)

(inclui distribuição por salas e horários das comunicações Orais, dos Posters apresentados em Sala e dos Posters com Discussão)           

 

Resumos dos trabalhos para apresentação no Congresso:

Comunicações Orais;

Posters Apresentados em Sala;

Posters com Discussão;



Notícias do Congresso

Tempo Medicina
22-09-2008
Possibilidade de actualização e de aquisição de novos conhecimentos
1ª parte (135KB)     2ª parte (200KB)

    
Apresentação

A Direcção da SPP propõe-se realizar um Congresso Anual de Pediatria, à semelhança do que se faz na maior parte dos países europeus. Esta periodicidade parece-nos adequada ao movimento científico existente, à actividade das Secções e tem a vantagem de permitir aos mais jovens, durante o Internato, a possibilidade de frequência de mais do que um evento desta dimensão.

Deseja-se que este Congresso Anual congregue as grandes questões que atravessam a infância e a adolescência, se apoie nas Secções e conte com a colaboração de todos os pediatras e com participantes de outras áreas de saúde (enfermeiros, terapêutas, psicólogos, psiquiatras), de outras especialidades médicas (ORL, fisiatras,  farmacologistas, etc), e de profissionais cuja actividade se reflecte na vida das crianças e adolescentes (educadores, filósofos, juristas, etc.).

Anunciamos assim o 9º Congresso Nacional de Pediatria que irá decorrer no Porto, de 15 a 18 de Outubro de 2008.

Os grandes temas escolhidos para este ano são o Desporto, o Medicamento e os Comportamentos (ver mais aqui)

Programa

Comunicações livres, posters e casos clínicos:
A submissão de resumos terminou no dia 04 de Setembro de 2008.
Só serão aceites resumos recebidos on-line (formulário disponivel no site da Muris).
Os resumos devem respeitar as normas internacionais e seguir as seguintes recomendações:

Sugestões para escrever um bom resumo (16KB)

Como escrever o resumo de um caso clínico (44KB)


Mais informações.