Script Macromedia Flash
 
Topo 1
Topo 2

Natalidade, Mortalidade Infantil, Fetal e Perinatal em Portugal 2006-2010

MortalidadeInfantilDGS

Em Dezembro de 2011 foram publicados os indicadores de natalidade, mortalidade Infantil, fetal e perinatal relativos ao período 2006-2010. Em 2010 houve um aumento da taxa de natalidade, uma diminuição da mortalidade infantil, neonatal e perinatal.

Relatório completo: Natalidade, Mortalidade Infantil, Fetal e Perinatal em Portugal 2006-2010 (327Kb)

"Na informação obtida em 2010 observou-se para Portugal um recrudescimento da taxa de natalidade para 9,5/1000 habitantes, correspondendo a mesma a um aumento de cerca de 1931 nados vivos face aos valores do ano anterior.
Registou-se comportamento idêntico em quase todas as Regiões de Saúde, com excepções na Região Norte que manteve a taxa de natalidade e na Região Autónoma da Madeira cuja taxa diminuiu em relação ao ano de 2009. Assinalamos a observação de valores desta taxa de natalidade acima do valor da taxa nacional nas Regiões de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e do Algarve, e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Por distritos o padrão observado foi muito semelhante ao das respectivas Regiões de Saúde tendo-se mantido a subida desta taxas, com excepção nos distritos de Braga e Guarda onde a taxa diminuiu, e nos de Leiria e Viseu onde esta se manteve nos valores do ano de 2009.

A mortalidade infantil apresentou uma diminuição de 3,6 para 2,5/1000 nv, o que representa um decréscimo de 1,1/1000 nv em relação ao ano 2009, resultante da observação de menos 106 óbitos infantis.
Em todas as Regiões foi consistentemente verificada a diminuição desta taxa excepto no observado na Região Autónoma dos Açores. Nas Regiões de Lisboa e Vale do Tejo e na Região Autónoma dos Açores esta taxa foi superior à taxa nacional. Por distritos também se verificou a genérica diminuição desta taxa em relação ao ano anterior, exceptuando o observado nos distritos de Bragança e Guarda.
 
A taxa de mortalidade neonatal mostrou um decréscimo de 0,8/1000 nv correspondendo à diminuição de 2,5 em 2009 para 1,7/1000 nv em 2010, traduzindo a redução registada de 76 óbitos.
As Regiões mantiveram este aumento. Observaram-se valores acima da taxa nacional na Região de Lisboa e Vale do Tejo e na Região Autónoma dos Açores. Por distritos também se verificou o decréscimo desta taxa com exclusão do observado nos distritos de Bragança e Guarda, onde cresceu, e Braga onde a taxa foi exactamente a mesma do ano anterior.

A taxa de mortalidade perinatal fixou-se em 3,5/1000 nv, uma diminuição de 1,1 relativamente ao ano anterior, devida à observação de menos 100 óbitos nas suas componentes (fetal tardia e neonatal precoce com menos 51 e 49 óbitos, respectivamente).
Em todas as regiões se observou esta diminuição. As Regiões de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, do Alentejo, do Algarve e a Região Autónoma dos Açores apresentaram taxas com valores superiores à taxa nacional. Por distritos esta taxa manteve o comportamento de redução, relativamente a 2009, com excepções nos distritos da Guarda e Beja onde ocorreram aumentos dos respectivos valores."