Script Macromedia Flash
 
Topo 1
Topo 2

Estudo: Hesitação Vacinal em Portugal: crenças, perceções e atitudes dos Profissionais de Saúde

Divulgamos questionário submetido pela investigadora Dra. Sofia Carmezim Pereira Médica Interna de Saúde Pública e Estudante do Mestrado de Saúde Pública da ENSP.​​

A hesitação vacinal é um problema que coloca emcausa a Saúde Pública mesmo nos países mais desenvolvidos da União Europeia, sendo essencial compreender as suas causas. A evidência internacional sugere que as perceções e práticas dos profissionais de saúde são essenciais no alcance de boas coberturas vacinais.

Em Portugal temos verificado coberturas vacinais elevadas em relação às vacinas recomendadas no PNV, pelo que a perspetiva dos profissionais de saúde em relação à hesitação vacinal não tem sido suficientemente explorada

Nesse sentido, este estudo pretende conhecer a perceção e atitudes dos profissionais de saúde que acompanham as crianças no processo de vacinação, destinando-se a enfermeiros e médicos especialistas de Pediatria ou de Medicina Geral e Familiar.

Pedimos a vossa colaboração através do preenchimento do questionário online, com duração estimada de 10 a 15 minutos.
O presente estudo enquadra-se no desenvolvimento de uma dissertação de Mestrado em Saúde Pública, na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa. Foi submetido à Comissão de Ética da Escola Nacional de Saúde Pública, tendo obtido parecer favorável, e que estará disponível até dia 25 de outubro de 2023.

Caso tenha alguma questão ou sugestão, por favor entre em contacto: spc.pereira@ensp.unl.pt

Divulgação de questionários científicos ao abrigo do Regulamento de apoio à Comunidade Científica Pediátrica