Script Macromedia Flash
 
Topo 1
Topo 2

Notícia do Falecimento Dr. Emídio de Sousa Sancho

Secção de Pediatria Ambulatória da Sociedade Portuguesa de Pediatria anuncia a partida do seu fundador e antigo Presidente, Dr. Emídio de Sousa Sancho R.I.P. a 29/03/2022, durante o sono.

Nasceu a 10 de Julho de 1934, realizou a sua graduação em Medicina na Universidade de Coimbra, em 1961, exerceu funções em Angola como médico militar no Hospital da Damba de 1962 a 1963. Frequentou a Especialidade de Pediatria nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), tendo feito exame final na Ordem dos Médicos em dezembro de 1967 com aprovação por unanimidade e louvor. Fez exame de “saída” de Internato de Pediatria Médica em 1974, nos HUC. Foi “Graduado de Pediatria” dos HUC em 1967. Em 29 de outubro de 1968 concorreu no “Plano de Fixação de especialistas à Periferia, tendo sido colocado no Hospital de Loulé. Em 1981 concorreu para o Hospital Distrital de Faro, onde foi convidado a organizar a Consulta Externa de Pediatria centrando aí toda a sua atenção e conhecimento. Desde 1968, na cidade de Faro, exerceu em consultório privado.
 
O seu interesse em pediatria ambulatória levou-o a participar em múltiplas reuniões científicas internacionais, mantendo contacto regular com as organizações como a Sociedad Española de Pediatria Extra-Hospitalaria, a Sociedad Española de Pediatria, a Sociedad Española de Pediatria de Atención Primária, a Société Europeénne de Recherche em Pédiatrie Ambulatoire (SERPA), depois European Society of Ambulatoty Paediatrics (ESAP) e atualmente European Confederation of Primary Care of Pediatricians (ECPCP).
 
Pela sua perseverança e influência nasce a Secção de Pediatria Ambulatória da Sociedade Portuguesa de Pediatria em 16 de Abril de 1999, tendo sido seu Presidente. Fundou também a Associação de Pediatria Ambulatória do Sul.
 
Respeitador e carinhoso com as crianças, sempre incentivou os especialistas mais novos a fazer investigação e a apresentar os seus trabalhos científicos. Foi uma figura paternal na pediatria ambulatória.
 
Helena Porfírio, presidente
Pel' A Direção da SPA-SPP